quinta-feira, 24 de março de 2011

A imprensa de Pouso Alegre

Pouso Alegre, simples arraial em 1830, foi, na ordem cronológica, o primeiro lugar do Sul de Minas que teve imprensa e o quinto na província.
No dia 7 de setembro de 1830, publicou-se o Pregoeiro Constitucional. Este jornal foi o primeiro de Pouso Alegre e o primeiro do Sul de Minas. Fundado pelo Padre José Bento Ferreira de Melo, subsistiu, segundo parece, até 1831.
Não se sabe com exatidão o tempo que durou, todavia o número mais recente encontrado traz a data de 4 de junho de 1831. Esse número faz parte da coleção existente na Biblioteca Nacional, constante de sessenta e três números, a contar do primeiro.
A Imprensa em Minas Gerais, de Xavier da Veiga, dá o Pregoeiro Constitucional como extinto de 1830 a 1831. É certo que em princípios de 1832, já não se publicava, continuando no entanto a sua tipografia com a mesma denominação,
Até 1833 encontram-se frequentemente referências à tipografia do Pregoeiro Constitucional, principalmente em atas da Câmara Municipal de Pouso Alegre do ano de 1832, em que também se fazem alusões à falta de jornais no lugar. Posteriormente a 1831, não há provas da existência do Pregoeiro em quaisquer outros documentos públicos da vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário