sexta-feira, 25 de março de 2011

Curiosidades na imprensa

Infomativo pousoalegrense -1957
Página da Tesoura

Fato inédito na história acaba de acontecer em Pouso Alegre. (Sempre esta cidade serve de palco de histórias berrantes).
Em junho p. findo, o comboio da Rêde Mineira de Viação, após apitar por duas vezes, às 3:30 horas (três e meia horas da madrugada), deu partida e rumou em direção a primeira estação: Porto do  Sapucaí. Lá chegando, o maquinista constatou que os vagões (de passageiros e de carga) tinham ficado na Estação de Pouso Alegre. Engatou marcha-ré e conseguiu, após quase uma hora de atrazo, naquele vai-e-vem, levar afinal, os vagões para o destino desejado.
Não causou-nos surpresa esse fato, porque sempre obedeceu ao seu destino a famosa Rêde Mineira de Viação - RMV: Ruim Mas Vai...
(revista mensal, ano I - nº XI - setembro de 1957 - tiragem 3000 exemplares - diretor Benedito Camargo Madeira)
Resposta da
Rêde Mineira de Viação
O digno e zeloso agente da estação da Rêde Mineira de Viação, Sr. Roque Guimarães Pereira, em nossa cidade, a propósito de uma notícia por nós divulgada, na seção de nosso informativo denominada "Página da Tesoura", nos dirigiu a carta abaixo;
Prezado amigo Benedito Camargo Madeira
No "informativo" de setembro ultimo na "página da tesoura" a Rêde Mineira de Viação foi focalizada com a narrativa de um fato inédito.
Tudo está muito bem contado e abstenho-me de tentar justificar o fato. Mas o final do conte merece reparos. Como velho ferroviário não posso ficar calado quando se comete uma injustiça com a nossa Rêde. Dizer-se que seu destino sempre foi ruim é omitir os grandes e relevantes serviços que ela prestou e vem prestando ao nosso Estado e também a Pouso Alegre.
Bastaria citar o desenvolvimento do Sul de Minas, pois, todo ele é devido á Rêde, mas eu vou mais adiante: a Rêde ainda presta relevantes serviços a Pouso Alegre. Quem olhar para as torres da majestosa Catedral, precisa saber que o ferro e o cimento que a sustentam foram transportados pela Rêde e em boa parte de graça. Quem vir o imponente prédio da escola Profissional precisa saber também que o material de fora, ali empregado, foi e está sendo transportado pela Rêde, totalmente de graça. Até o prédio da Associação Comercial, gozou, ou melhor aproveitou-se da Rêde, obtendo transporte gratuito. É ainda a Rêde que transporta atualmente materiais para a lavoura e forragens para nosso rebanho com 50% de abatimento, com prejuízo para sua renda, em benefício do povo.
Seria longo demais o relato dos benefícios que a Rêde prestou e vem prestando ainda, apesar dos pesares. Vê você meu caro Madeira, que o destino da Rêde, foi e é até muito bom.
Ela foi vítima de criminoso abandono pelo curto espaço de mais de 25 anos, e ainda consegue ser o unico meio de transporte que Pouso Alegre dispõe, depois de dois dias de chuvas. Com o amparo que a Rêde vem tendo atualmente do Governo Federal é muito provável que ela possa ainda a ajudar o Brasil a livrar-se da enorme sangria, que diariamente ele sofre com a importação da gasolina. A ferrovia foi e ainda é, o transporte ideal para as grandes nações e certamente o Brasil também. Assim sendo, espero que você, se não puder modificar o seu conceito, pelo menos faça justiça à Rêde nas futuras publicações do "Informativo Pousoalegrense".
A Rêde merece pelo muito que fez, e pelo muito que ainda pode fazer.
Cordialmente
Roque Guimarães Pereira - Agente da Rêde
Pouso Alegre, 15 de setembro de 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário