segunda-feira, 28 de março de 2011

A Estação

Foi no dia 25 de março de 1895 que chegou o trem inaugural em Pouso Alegre, trazendo a bordo a diretoria da estrada, representantes do governo de Minas, da imprensa da capital Federal (Rio de Janeiro), e grande número de convidados pela diretoria e pela comissão dos festejos.
Segundo o Almanack Sulmineiro “a estação é uma construção singela, em forma de chalet, com uma plataforma regular, mas pequena para conter a grande massa de povo, que quase sempre ali se aglomera por ocasião da chegada dos trens. Tem um pequeno armazém para depósito de mercadorias, dois gabinetes, comunicando-se para o agente e telegrafista, separados do armazém por um corredor que serve de sala de espera, e acomodações no restante do edifício para a família do agente. O terreno das dependências da estação é muito acanhado, e não pode comportar mais do que o desvio e o virador de machinas que ali se acham construídos”.
O município servido pela Rede Sul Mineira de Viação – Linha de Ibatuba a Sapucaí – Percurso 31.377 mts. dentro do município. A estação está situada fronteiriça à principal artéria da cidade que é a Avenida dr. Lisboa.

Fontes:
O Linguarudo, 1948 (acervo MHMTT)
Almanaque Mineiro, 1900 (acervo MHMTT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário